ANESTESIA EMOCIONAL
Se existe algo que evitamos sentir, fugindo como prisioneiros do medo, é, sem dúvida, a DOR EMOCIONAL. Lutamos para não enfrentar situações que sejam dolorosas e acabamos nos anestesiando diante das emoções. O que acontece é que essa anestesia é global e tem suas consequências, como a renúncia ao amor.
Sim todos nos já tivemos momentos tão dolorosos pelos quais passamos que fizeram com que desenvolvêssemos um mecanismo de defesa especializado para nos desconectar da nossa emoção, de nosso corpo, e nos tornamos frios para evitar entrar naquilo pelo que já sofremos. Isso pode chegar, inclusive, à dissociação, quando não somos capazes de aceitar a realidade pelo impacto emocional que representa.
Quando existe a possibilidade de ocorrer uma situação desagradável, parecida com a que temos guardada em nossas experiencias traumáticas, nosso sistema de sobrevivência nos protege através de uma Falsa anestesia por onde estão escondidas por esta tal proteção artificial os medos mais angustiantes, como o medo do abandono, da solidão e da rejeição.
Algumas características pessoas de quem se anestesia emocionalmente:
- Evita o risco que amar representa;
- Apresenta insegurança de confiar em quem te rodeia;
- Relaciona-se com precaução, ficando na superficialidade;
- Manter relações nas quais o que lhe move é o interesse, aquilo que podemos conseguir das pessoas, utilizando-as como instrumentos para nossos fins.
- Criar um universo hostil para você, no qual reina a sobrevivência e a competitividade.
- Falta de confiança em si mesmo: agradando, procurando o reconhecimento e evitando expressar as próprias necessidades.
A anestesia não é seletiva: se você a aplica para não sentir dor, estará se desconectando de si, de suas emoções e sentimentos, do amor e, por fim, da própria vida.
As emoções e os sentimentos são tudo que temos. Sem nos esquecermos de que somos humanos, não existe melhor solução do que nos entregarmos à experiência de viver. O que supõe atrever-se a experimentar a dor, se queremos sentir plenamente o amor.
"A dor é um aspecto inevitável de nossa existência, enquanto o sofrimento depende de nossa reação diante dessa dor”. -Alejandro Jodorowsky
Fonte:@Psicocarol1
MaravilhosaMente
Comentários
Postar um comentário